quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Nobel de Física 2012: A Importância do Nióbio

O prêmio Nobel de Física 2012 vem confirmar a importância do nióbio como mineral estratégico para o mundo. Só não é para o Brasil, detentor de 98% das jazidas mundiais.
O site WikiLeaks publicou documentos do governo estadunidense, onde as jazidas brasileiras são tradadas como de suma importância para os Estados Unidos.
O governo brasileiro continua se fingido de morto para essa questão. Não de agora, mas já de longa data. Estranho: entra governo, sai governo, muda partido, e a postura desleal para com o país permanece a mesma. E, olha, classificar de deslealdade o que fazem é praticamente um elogio.

Publicaremos, ao longo, pesquisas e artigos sobre o tema. É de estarrecer.

Leitura - Revista Eletrônica

====
====

Prêmio Nobel da Física 2012 foi atribuído ao francês Serge Haroche e ao norte-americano David Wineland "pelos métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais", anunciou o Comitê Nobel.


Serge Haroche e David J. Wineland inventaram e desenvolveram, independentemente, métodos de medir e manipular partículas individuais, preservando a sua natureza quântica-mecânica de uma forma até então considerada impossível, escreve a Real Academia Sueca das Ciências no comunicado em que anuncia os laureados.

O mesmo comunicado refere que os dois cientistas "abriram a porta a uma nova era de experimentação na física quântica ao demonstrar a observação direta de partículas quânticas individuais sem as destruir".

O comunicado explica que, para partículas individuais de luz ou de matéria, as leis da física clássica deixam de se aplicar e a física quântica toma o seu lugar. Mas as partículas individuais não são fáceis de isolar e perdem as misteriosas propriedades quânticas assim que interagem com o mundo exterior.

Por isso, muitos dos fenômenos bizarros previstos pela física quântica não podiam ser observados diretamente e os investigadores só podiam fazer experiências mentais que, em princípio, manifestariam esses fenômenos.

Através dos "métodos laboratoriais engenhosos", Haroche e Wineland, juntamente com as suas equipas, conseguiram medir e controlar estados quânticos muito frágeis, que antes se consideravam inacessíveis à observação direta.

Os novos métodos permitiram-lhes examinar, controlar e contar as partículas, indica ainda a academia, adiantando que, apesar de as investigações serem independentes, os métodos têm muito em comum.

Os dois laureados trabalham na área da óptica quântica e estudam a interação fundamental entre a luz e a matéria, uma área que tem evoluído consideravelmente desde meados da década de 1980.

Os seus métodos permitiram a este campo de estudo dar os primeiros passos na construção de um novo tipo de computador super-rápido baseado na física quântica.
"Talvez o computador quântico mude o nosso dia-a-dia neste século, como o computador clássico fez no século passado", admite a Real Academia Sueca das Ciências.

A investigação também levou à construção de relógios extremamente precisos que poderão ser a base de uma nova medição do tempo com 100 vezes mais precisão do que os atuais relógios atômicos de césio, adianta o comunicado.

O francês Serge Haroche nasceu em 1944 em Casablanca, Marrocos, doutorou-se em 1971 na Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, e atualmente é professor no Collège de France e na Ecole Normale Supérieure, em Paris.

O norte-americano David J. Wineland nasceu em 1944 em Milwaukee, EUA, doutorou-se em 1970 pela Universidade de Harvard e atualmente trabalha no National Institute of Standards and Technology (NIST) e na Universidade de Colorado Boulder, EUA.

O prêmio, com o valor monetário de oito milhões de coroas suecas (930 mil euros), será entregue numa cerimonia formal em Estocolmo a 10 de Dezembro, aniversário da morte do fundador dos prêmios, Alfred Nobel, em 1896.
(Fonte: jornaldenegocios.pt)