sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Será que é possível introduzir novos conceitos institucionais nas empresas através de uma peça teatral?

Por
André Nascimento

Este tem sido o desafio da Cia. de teatro atitude com arte, grupo este formado por jovens evangélicos, que além de ministrar a palavra no palco, está há 10 anos atuando de forma positiva no meio empresarial.

"A Cia de Teatro Atitude Com Arte, tem como objetivo motivar os Profissionais através de teatro empresarial, de acordo com as realidades de cada um em seu dia a dia".    Nick Maciel  -  Diretor Teatral

Algumas das peças da Cia. Atitude com Arte:

* Meu eu interior
Fazer com que as pessoas olhem para dentro de si mesmas, refletindo com tem sido o seu dia-a-dia no trabalho, e o que é preciso mudar para obter sucesso.

* Como será o amanha?
 Mostrar que se existe a possibilidade de mudar alguma coisa amanha, é preciso começar hoje.

* O Novato
Mostrar as dificuldades que um novato encontra no início de seu trabalho e como deve superá-las.

* MIB Homens de negócio
Livramos sua empresa dos monstros da desmotivação.

CONCLUSÃO
Tais preceitos, como inserção de novos funcionários, motivação de equipes, aumento nas vendas, dentre outros, são os grandes obstáculos que as empresas vêm encontrando, para alcançar o sucesso, e uma ferramenta que está sendo utilizada para supri tais preceitos é o Endomarketing.

O Endomarketing como Ferramenta Integradora.
Endomarketing ou Marketing Interno, é toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do púbico interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos. O Endomarketing, tem se tornando uma ferramenta de extrema importância para as organizações, a razão de tal importância é porque constitui-se em um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalham na empresa na implementação e operacionalização de ações mercadológicas.

O principal beneficio é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos da empresa, fortalecendo e inserindo a noção de que todos são clientes internos; pois antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo. Assim o Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto/serviço e o colaborador.
Ou seja, os clientes não são apenas aqueles que compram e utilizam seu produto/serviço são também aqueles que o vendem chamados de “clientes internos”.

Isto significa tornar o colaborador um aliado, fomentando a idéia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa, o Endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração permanente.

A linha de comunicação deve estabelecer um amplo sistema de informações capaz de dar subsídios para que todos possam cumprir suas tarefas com eficiência.
É importante que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias, metas e formas de atuação, pois só assim é possível começar a entender e atender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz, diminuindo custos, tempo e possibilitando o surgimento de um clima interno mais harmônico no qual todos compartilham do mesmo senso de direção e de prioridades.