sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Mercado Varejista

Por
André Nascimento

O mercado varejista vem acompanhando o desenvolvimento do mercado de consumo, demonstrando um tremendo dinamismo e adaptação no que se refere às novas tendências mercadológicas.Podemos citar como exemplo, a tendência de produtos naturais; a cadeia Mcdonalds, mundialmente conhecida por seus produtos gordurosos, inseriu no seu cardápio saladas e frutas a fim de adequar-se a estes “produtos saudáveis”.
Hoje com a globalização e a informação ao alcance rápido dos consumidores, acabou aumentando seu grau de exigência, o que podemos concluir que os varejistas tiveram que buscar formas mais eficazes de acompanhar o avanço da tecnologia da informação e da automação comercial, ou seja, criar mecanismo para o crescimento de canais alternativos de vendas, cadeias de suprimentos, tais como diferenciação baseada em qualidade e criatividade, e apostar principalmente na inovação de novos produtos e serviços.
O que ocorre é que para manter e atrair novos clientes os varejistas apostaram na melhor gestão e treinamento de recursos humanos. Hoje é muito comum vermos tanto no Brasil como no mundo empresas varejistas, criando algo para chamar a atenção de seus clientes.

Essas inovações podem ocorrer de varias formas, dentre elas podemos destacar as:

* Inovações em Produtos e Marcas
* Inovações em Posicionamento
* Inovações em Soluções e Segmentações
* Inovações em Serviços e Negócios
* Inovações em Relacionamento